CartaExpressa

No ano de seu centenário, Darcy Ribeiro ganha homenagens da Uerj

A instituição promete um calendário repleto de atividades relacionadas a educação e cultura para destacar o educador

Créditos: Fundação Darcy Ribeiro
Apoie Siga-nos no

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, a Uerj, decidiu prestar homenagem a um dos grandes nomes da educação brasileira, instituindo o ano comemorativo a Darcy Ribeiro, em 2022. A medida tem como objetivo reconhecer a importância do sociólogo, antropólogo e professor nascido em 1922, responsável pela consolidação de políticas públicas relacionadas ao ensino e pela defesa da democracia e do Estado Democrático de Direito.

A instituição promete um calendário repleto de atividades ligadas a educação e cultura, com palestras, seminários e apresentações artísticas.

“Darcy Ribeiro é um exemplo de resistência às discrepâncias sociais. Lutou contra a ditadura, atuou de forma intelectiva e política, com foco na educação, a favor de um Brasil renovado e com ensino de qualidade, motivando a coletividade em diferentes e infindáveis épocas”, afirmou o reitor Ricardo Lodi, ao destacar contribuições do educador, como a fundação da Universidade de Brasília e da Universidade Estadual do Norte Fluminense;  a criação dos Centros Integrados de Educação Pública, na década de 1980; a idealização do Museu do Índio e do Parque Indígena do Xingu; além de estudos sobre o impacto da civilização nos grupos indígenas brasileiros no século XX para a UNESCO.

Membro imortal da Academia Brasileira de Letras e ex-ministro da Educação e da Casa Civil, Ribeiro foi professor de Etnologia da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil, homenageado por universidades como as de Sorbonne e Copenhague.

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar