CartaExpressa
‘Nem sabia que eram 56’, diz secretário de Tarcísio sobre mortes em operação da PM em São Paulo
A Operação Verão, a mais letal desde o Massacre do Carandiru, acumula denúncias de execuções e torturas
O secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, afirmou nesta terça-feira 2 que não sabia o número de mortes na Operação Verão, finalizada na segunda 1º.
A ação da Polícia Militar na Baixada Santista, a mais letal desde o Massacre do Carandiru, em 1992, deixou 56 mortos e acumula denúncias de execuções, torturas, invasões a domicílios e abordagens truculentas. Somada à Operação Escudo, que resultou em 36 vítimas no ano passado, são mais de 80 mortes.
“Eu nem sabia que eram 56”, afirmou o secretário de Tarcísio de Freitas (Republicanos), em uma agenda com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). “Infelizmente são 56. Para mim, o ideal é que não fosse nenhuma.”
Questionado sobre as mortes, Derrite afirmou que um jornalista “talvez tenha se esquecido de mencionar os policiais que faleceram cumprindo sua missão”. Segundo ele, “essa é a vida real, não o mundo utópico de ‘olha, teve número xis de mortes”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
‘Exército’ de assessores de Derrite é maior que efetivo da PM em 91% das cidades de São Paulo
Por CartaCapital
Governo Tarcísio: Condepe aciona o MP contra Derrite por improbidade administrativa
Por Wendal Carmo
Parlamentares questionam o governo Tarcísio sobre plano de escola exclusiva para filhos de PMs
Por Wendal Carmo



