CartaExpressa
‘Não vamos mais aturar. É tentativa de golpe’, diz ministro da Defesa após terrorismo bolsonarista
Segundo o governo Lula, cerca de 200 bolsonaristas foram presos após invadir áreas do Congresso, do Palácio do Planalto e do STF


O ministro da Defesa, José Múcio, reagiu na noite deste domingo 8 à ação terrorista de bolsonaristas que invadiram áreas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal.
“Não vamos mais aturar isso. Não é assunto de política, é tentativa de golpe e agressão aos Poderes. Provocação pelo resultado da eleição”, afirmou Múcio à jornalista Andreia Sadi, do G1.
A declaração do ministro sinaliza uma mudança de postura sobre os acampamentos golpistas mantidos por bolsonaristas em frente a quartéis-generais do Exército. A tendência é de que o governo Lula (PT) acelere o fim das aglomerações, vistas pelo ministro da Justiça, Flávio Dino, como “incubadoras de terroristas”.
Em pronunciamento, Dino afirmou que aproximadamente 200 pessoas foram presas em flagrante pelos atos terroristas. Declarou também que cerca de 40 ônibus foram apreendidos, por serem “instrumentos de perpetração de crimes”, e que os financiadores dos veículos já foram identificados e podem ser alvos de prisão preventiva.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Nos EUA, Bolsonaro ataca a esquerda e tenta se afastar de responsabilidade por terrorismo no DF
Por CartaCapital
Ministro de Lula divulga imagens do Palácio do Planalto após terrorismo bolsonarista
Por CartaCapital
Interventor federal no DF diz que terroristas bolsonaristas não ficarão impunes
Por CartaCapital