CartaExpressa

MP denuncia bolsonarista que matou apoiador de Lula no MT e pede exame de insanidade mental

De acordo com os procuradores, Rafael Silva de Oliveira agiu com “desejo assassino em uma discussão banal envolvendo preferências políticas”

Rafael Silva de Oliveira, apoiador de Bolsonaro preso após matar Benedito Cardoso dos Santos, apoiador de Lula, por conta de discordâncias políticas — Foto: Divulgação/Polícia Civil
Apoie Siga-nos no

O Ministério Público de Mato Grosso denunciou, nesta segunda-feira 20, o lavrador Rafael Silva de Oliveira por homicídio triplamente qualificado pelo assassinato de um apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

No dia 7 de setembro, o acusado desferiu 15 facadas e golpes de machado contra a vítima após uma discussão política. Os dois trabalhavam juntos na zona rural de Confresa, cidade do Mato Grosso. 

De acordo com os procuradores, Rafael agiu com “desejo assassino em uma discussão banal envolvendo preferências políticas” para matar Benedito Cardoso dos Santos.

“O acusado estava defendendo o atual presidente Bolsonaro e a vítima falava sobre o ex-presidente Lula. Considerando tal divergência, iniciaram uma discussão”, narra o MP. 

O Ministério Público também pede que seja apurado se o acusado tem algum tipo de transtorno mental. 

Em abril de 2019, a irmã de Rafael havia procurado a Justiça para solicitar uma internação compulsória do acusado. Segundo ela, o rapaz sofria de esquizofrenia e apresentava episódios de surto psicótico grave. 

À época, a Defensoria Pública afirmou que o requerido corria risco de vida e que punha familiares e a população em geral em risco. 

A defesa de Rafael concorda com o pedido de exame de insanidade mental e alega que não houve motivação política para o crime. 

Caso o pedido de análise da sanidade mental do acusado seja deferido pela Justiça, o processo deverá ser suspenso até o resultado do exame psicológico. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.