CartaExpressa
Moraes pede que penitenciárias de SC informem se há vaga para Silvinei Vasques
O ex-diretor-geral da PRF cumpre pena de 24 anos e 6 meses de prisão por tentativa de golpe no Complexo Penitenciário da Papuda
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, pediu para que penitenciárias de São José e Florianópolis, em Santa Catarina, informem sobre a existência ou não de vagas para a transferência do ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, Silvinei Vasques.
Atualmente, Silvinei cumpre pena de 24 anos e 6 meses de prisão por tentativa de golpe no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Os advogados do ex-PRF fizeram a solicitação para que ele pudesse ficar mais próximo de seus familiares, facilitando a visitação de parentes.
No dia 26 de dezembro, o ex-diretor da PRF foi detido no aeroporto de Assunção, no Paraguai, quando tentava embarcar em um voo com destino a El Salvador para fugir da prisão no Brasil. Em 2022, no segundo turno das eleições presidenciais, enquanto chefiava a PRF, Silvinei determinou uma série de inspeções em veículos na região Nordeste.
As investigações que levaram à condenação indicam que as ações foram propositais e tinham como objetivo impedir que eleitores do então candidato Lula (PT) pudessem votar. Na decisão, publicada na noite desta terça-feira 20, Moraes pediu ainda para que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre a determinação em até 5 dias.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Toffoli marca depoimentos do caso Master para os dias 26 e 27 de janeiro
Por Wendal Carmo
Moraes cita ‘proibição disfarçada’ e suspende parte de lei de SP sobre moto por aplicativo
Por CartaCapital


