CartaExpressa
Moraes manda para Vara da Infância inquérito sobre invasão ao perfil de Janja
Os dois suspeitos de invadirem o perfil são menores de idade


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, encaminhou para a Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal o processo que apura a invasão do perfil da primeira-dama Janja da Silva, ocorrido em dezembro de 2023.
Moraes encaminhou o inquérito para primeira instância após a Polícia Federal concluir sua apuração e apontar que os dois suspeitos de invadirem o perfil são menores de idade.
Por isso, a Procuradoria-Geral da República pediu que o caso fosse enviado à Vara da Infância e Juventude. A decisão de Moraes é de 15 de maio deste ano.
Os adolescentes foram alvo de busca e apreensão e tiveram o sigilo telemático quebrado por Moraes, a pedido da Polícia Federal e com aval da PGR.
O perfil da primeira-dama no X, antigo Twitter, foi invadido no fim do ano passado e publicou uma série de xingamentos misóginos e contra o presidente Lula (PT). Os ataques também miraram o ministro Alexandre de Moraes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que os brasileiros pensam sobre os conselhos de Janja a Lula, segundo pesquisa CNT/MDA
Por Camila da Silva
Zambelli aciona MPF contra Janja por suposta interferência em caso de Robinho
Por CartaCapital