O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, rejeitou nesta segunda-feira 5 um pedido do governo de Jair Bolsonaro (PL) para transmitir uma peça publicitária intitulada “Semana Brasil”.
Segundo alegação da gestão federal ao TSE, o objetivo da campanha seria estimular o consumo “a partir da mobilização do setor varejista”. A propaganda teria “um tom de utilidade pública”, conforme o pedido.
Ao negar a demanda, Moraes argumentou não haver justificativa para a divulgação da publicidade institucional. Nos três meses anteriores às eleições, as propagandas do governo só podem ir ao ar se houver “urgência e gravidade de necessidade pública”.
“A despeito da relevância da ação, nada impede que o setor interessado assim o promova, com a adoção de outras medidas por parte da Administração Pública que não seja a divulgação da campanha, considerando especialmente se tratar de uma parceria privada”, escreveu Moraes.
No fim de agosto, o magistrado autorizou parcialmente a veiculação de uma campanha do governo sobre o bicentenário da Independência. Mandou, porém, suprimir um trecho da peça.
Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.
Já é assinante? Faça login