CartaExpressa
Moraes arquiva investigação contra 6 empresários, mas apuração contra Hang prossegue
Bolsonaristas foram alvo de operação da PF devido a mensagens com menções a um golpe em caso de vitória de Lula


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, arquivou nesta segunda-feira 21 uma investigação da Polícia Federal contra seis empresários por trocarem mensagens de WhatsApp com menções a um golpe de Estado, em 2022.
A decisão beneficia:
- Afrânio Barreira Filho, do Coco Bambu;
- André Tissot, da Sierra Móveis;
- Ivan Wrobel, da W3 Engenharia;
- José Isaac Peres, da Multiplan;
- José Koury, do Barra World Shopping; e
- Marco Aurélio Raymundo, da Mormaii.
Moraes decidiu, porém, prorrogar por 60 dias a apuração a mirar Luciano Hang, da Havan, e Meyner Nigri, da Tecnisa. O ministro concorda com a Polícia Federal sobre a necessidade de aprofundar as diligências sobre Nigri e analisar o material apreendido no celular de Hang.
Em agosto de 2022, por ordem de Moraes, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra os oito empresários. Alguns dos envolvidos chegaram a sugerir no WhatsApp um golpe de estado caso Lula derrotasse Jair Bolsonaro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Entidade indica ‘lista tríplice’ de juristas negras para próxima vaga no STF
Por Camila da Silva
Maioria do STF reconhece homotransfobia como injúria racial
Por CartaCapital
STF manda juiz esclarecer decisão que arquivou ação da CPMI contra Mauro Cid
Por CartaCapital