CartaExpressa
Minuta golpista na casa de Torres estava em pasta do governo e não seria jogada fora, diz PGR
A manifestação foi enviada pelo órgão ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira 27


Em manifestação encaminhada ao Supremo Tribunal Federal pela manutenção da prisão preventiva de Anderson Torres, a Procuradoria-Geral da República rebateu o argumento do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF de que a minuta golpista encontrada em sua casa seria descartada.
“Ao contrário do que o investigado já tentou justificar, não se trata de documento que seria jogado fora, estando, ao revés, muito bem guardado em uma pasta do Governo Federal e junto a outros itens de especial singularidade, como fotos de família e imagem religiosa”, sustentou o procurador Carlos Frederico Santos.
Em 14 de fevereiro, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral rejeitou por unanimidade um recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e manteve em uma investigação a minuta golpista. A Corte chancelou uma liminar do corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves.
A decisão foi tomada no âmbito de uma apuração sobre a reunião promovida por Bolsonaro com embaixadores, em julho de 2022, na qual o então presidente e candidato à reeleição repetiu mentiras sobre o sistema eleitoral. A ação de investigação judicial eleitoral foi protocolada pelo PDT e pode levar à inelegibilidade do ex-capitão.
A proposta de decreto encontrada na casa de Torres serviria para Bolsonaro declarar estado de defesa na sede do TSE. O objetivo seria reverter o resultado do pleito de 2022, do qual Lula (PT) saiu vencedor no segundo turno.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PGR se manifesta pela manutenção da prisão de Anderson Torres
Por CartaCapital
Ibama encontra criação ilegal de pássaros silvestres na casa de Anderson Torres
Por CartaCapital
MPF cobra desculpas da União por atos políticos de Bolsonaro no 7 de Setembro
Por CartaCapital
Bolsonaro critica prisão de golpistas do 8 de janeiro: ‘Tratados como terroristas’
Por CartaCapital
Rick, que apareceu com Bolsonaro nos EUA, tem bens de mansão penhorados, diz jornal
Por CartaCapital