Política

Senador vai ao STF contra ministro do TCU por ‘apoio a golpistas’

Augusto Nardes sugeriu em áudio haver ‘um movimento muito forte nas casernas’, em referência às manifestações antidemocráticas de bolsonaristas

O ministro do TCU Augusto Nardes. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Parlamentares e líderes partidários reagiram, nesta segunda-feira 21, a declarações do ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes sobre “um movimento muito forte nas casernas”. Ele sugeriu ser “questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso”, para um “desenlace bastante forte na Nação, [de consequências] imprevisíveis”.

Nardes disse ainda ter conversado com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que estaria preparado para “enfrentar o que vai acontecer no País” em breve. O áudio, enviado por Nardes a amigos do agronegócio, foi divulgado no domingo 20 pela Folha de S.Paulo.

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) anunciou que acionará o Supremo Tribunal Federal, “solicitando a instauração de inquérito policial, por possível crime contra a ordem democrática”. Segundo ele, o ministro “mostrou apoio a golpistas”.

Randolfe também apresentará uma denúncia à Corte, “sustentando crime de responsabilidade” e “requerendo a perda do cargo e a suspensão dos direitos políticos”.

Ele ainda defenderá no TCU  “a aposentadoria compulsória do magistrado ou a sua disponibilidade”.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou aguardar “explicações públicas de Augusto Nardes sobre o áudio do golpismo”. Ela acrescentou considerar “grave que ministro do TCU se envolva nesse tipo de coisa” e questionou: “Qual a intenção dessa fala?”.

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) disse conhecer Nardes desde os anos 1990. “Trata-se de uma raposa experiente e perigosa. Deputado federal, se aproximou de Severino Cavalcanti e foi para o TCU. Denunciado na Zelotes, conseguiu que o inquérito nunca fosse adiante”, emendou.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) afirmou que a bancada psolista protocolará uma representação na Corregedoria do TCU contra Nardes.

“Além disso, queremos sua convocação à Câmara para que explique suas declarações golpistas. Ninguém está acima da lei e com a democracia não se brinca”, acrescentou Sâmia.

Mais cedo, a deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS) já havia confirmado que apresentará um requerimento para convocação de Nardes à Câmara. “Vai ter que explicar a fala golpista”, justificou a parlamentar.

Augusto Nardes se manifestou nesta segunda 21 por meio da seguinte nota:

“O Ministro Augusto Nardes lamenta profundamente a interpretação que foi dada sobre um áudio despretensioso gravado apressadamente e dirigido a um grupo de amigos”, diz o texto divulgado pela equipe do integrante do TCU. “Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das Instituições republicanas.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo