CartaExpressa
Ministra do TSE suspende direitos de resposta de Bolsonaro na propaganda de Lula
Com a decisão de Maria Claudia Bucchianeri, caberá ao plenário da Corte decidir se confirma o despacho original


A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral, acolheu um pedido da campanha de Lula (PT) e suspendeu direitos de resposta que haviam sido concedidos a Jair Bolsonaro (PL) no programa eleitoral do petista.
Com a decisão, caberá ao plenário da Corte deliberar sobre a aplicação ou não dos direitos de resposta.
No fim da noite da quinta 20, Bucchianeri já havia suspendido os direitos de resposta que dariam a Lula 164 inserções de 30 segundos na propaganda de Bolsonaro.
A ministra aceitou embargos apresentados pela campanha do ex-capitão e determinou que o plenário do TSE avalie o caso. O julgamento deve ocorrer neste sábado 22, no plenário virtual.
Na quarta 19, a ministra havia concedido os direitos de resposta a favor de Lula por entender que em 164 vezes a campanha bolsonarista veiculou fatos sobre o ex-presidente “sabidamente inverídicos por descontextualização”.
Bucchianeri ainda determinou nesta sexta a suspensão de um direito de resposta de Lula em 42 inserções de rádio na campanha de Bolsonaro, também à espera de uma análise do plenário.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Campanhas de Lula lançam cartas aos evangélicos desde 1989; veja a primeira
Por Victor Ohana
Ao lado de Tebet, Lula reforça campanha em Minas e destaca escândalos do governo Bolsonaro
Por CartaCapital
‘Pintou um clima’ é pedofilia, e lugar de pedófilo é na cadeia, diz Tebet em ato com Lula
Por CartaCapital