CartaExpressa
Ministério da Saúde anuncia dose de reforço para todos os adultos
O intervalo entre segunda e terceira doses diminui de 6 para 5 meses e contempla pessoas a partir de 18 anos


O Ministério da Saúde anunciou, nesta terça-feira 16, que a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 valerá para todas as pessoas com 18 anos ou mais. O intervalo entre as doses básicas e a terceira aplicação diminuirá de 6 para 5 meses.
Pessoas acima de 60 anos e integrantes do grupo de risco já recebem o reforço desde setembro.
O terceiro ciclo vacinal valerá para todos os imunizantes – incluindo o da Janssen, administrado em dose única – e deverá ser feito de forma cruzada. Isso significa que as pessoas que concluíram o primeiro ciclo com uma vacina deverão reforçá-lo com outro imunizante.
O anúncio da Saúde é uma diretriz para orientar estados e municípios, não uma regra obrigatória. Alguns estados já haviam diminuído o intervalo entre as doses.
“Com isso, vamos ter uma cobertura maior da população e evitar o que tem acontecido na Europa”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em referência ao aumento de casos da doença no continente. Alguns países europeus têm retomado medidas de restrição. Alemanha, Holanda e Áustria já anunciaram regras mais rígidas.
Atualmente, o Brasil tem 58,9% da população com a vacinação completa e 75,7% com ao menos a primeira dose.
Segundo o site Our World in Data, vinculado à Universidade de Oxford, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos em número de pessoas inimizadas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Queiroga diz que o governo é ‘conservador’, defende a ‘inocência das crianças’ e ataca a maconha
Por CartaCapital
Pfizer assina acordo para facilitar acesso mundial a comprimido anticovid
Por AFP
Áustria planeja lockdown de não-vacinados contra a Covid
Por AFP