CartaExpressa
Ministério da Justiça nega à CPMI do 8 de janeiro acesso a imagens de câmeras da pasta
O objetivo seria preservar as investigações em andamento no Supremo Tribunal Federal
O ministro da Justiça, Flávio Dino, rejeitou pedidos da CPMI do 8 de Janeiro para acessar imagens das câmeras de segurança da pasta no dia dos ataques golpistas às sedes dos Três Poderes. O objetivo seria preservar as investigações em andamento no Supremo Tribunal Federal.
“A temática encontra-se em sede de investigação criminal, não podendo, por ora, ser compartilhada”, informou o ministério em resposta à comissão.
Na última sessão da CPMI antes do recesso, em 11 de julho, os parlamentares aprovaram requerimentos de bolsonaristas que tentam levantar teses conspiratórias contra o governo federal. Um deles é o que autoriza o acesso aos planos de voo do presidente Lula no final de semana dos atos golpistas. O outro é exatamente o que garantiria imagens das câmeras de segurança do Ministério da Justiça.
O retorno do Congresso Nacional aos trabalhos após o recesso marcará também a retomada da Comissão. A próxima sessão está agendada para a próxima terça-feira 1º, às 9h, com o depoimento de Saulo Moura da Cunha, ex-diretor-adjunto da Agência Brasília de Inteligência.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Padilha prega diálogo com parlamentares do PL que ‘não passaram pano’ para o 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Exército terá de explicar orientação para Cid comparecer fardado à CPMI do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
CPMI do 8 de Janeiro volta aos trabalhos com depoimento de ex-diretor-adjunto da Abin
Por CartaCapital


