CartaExpressa

Ministério da Defesa confirma compra de 12 helicópteros dos EUA ’em caráter de excepcionalidade’

Aquisição, cujo custo deve passar de 5 bilhões de reais, não terá contrapartida técnica dos fabricantes

Ministério da Defesa confirma compra de 12 helicópteros dos EUA ’em caráter de excepcionalidade’
Ministério da Defesa confirma compra de 12 helicópteros dos EUA ’em caráter de excepcionalidade’
Helicópteros do modelo são usados em operações de resgate e salvamento e missões humanitárias - Foto: Divulgação / Força Aérea
Apoie Siga-nos no

O Ministério da Defesa autorizou o Exército Brasileiro a comprar 12 helicópteros modelo “Black Hawk”, fornecidos pela fabricante norte-americana Sikorsky. As aeronaves serão compradas sem compensação tecnológica, industrial e comercial, algo previsto na legislação brasileira para aquisição de equipamentos de Defesa.

De acordo com despacho assinado pelo ministro da Defesa José Múcio e publicado no Diário Oficial da União (DOU) da última segunda-feira 15, a compra, solicitada pelo Comando do Exército, não precisará das compensações “em caráter de excepcionalidade”.

Essas compensações são utilizadas, por exemplo, para treinamento de mão de obra e transferência de tecnologia, mediante acordo entre os órgãos do poder público e os fornecedores de serviços, produtos e insumos.

CartaCapital entrou em contato com o Ministério da Defesa para entender os motivos da dispensa da compensação. A Pasta, no entanto, solicitou que a informação fosse buscada diretamente com o Exército Brasileiro. A reportagem entrou em contato com a assessoria da Força, que ainda não comentou o caso.

A compra tem custo estimado em 950 milhões de dólares (cerca de 5,3 bilhões de reais) pelos 12 helicópteros do modelo UH-60M. As Forças Armadas brasileiras já têm aeronaves Black Hawk, utilizadas, por exemplo, no combate a desastres. Recentemente, deram apoio aos trabalhos de resgate e salvamento nas enchentes no Rio Grande do Sul, por exemplo.

“Uma das aeronaves mais versáteis da frota da Força Aérea Brasileira (FAB), o H-60 Black Hawk é uma aeronave militar multimissão de médio porte, sendo usada em larga escala para infiltração e exfiltração de tropa e para missões de resgate e busca e salvamento; podendo percorrer até 295 quilômetros em uma hora”, descreve a Força Aérea.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo