CartaExpressa

Metrô, CPTM e Sabesp confirmam greve unificada em assembleia

A greve conjunta de 24 horas será iniciada a partir de 00h desta terça-feira

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Os funcionários do Metrô, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Sabesp confirmaram a greve das categorias na terça-feira 3, em assembleia unificada realizada ao longo desta tarde. A votação pela paralisação foi unânime. A greve conjunta de 24 horas será iniciada a partir de 00h.

Durante a assembleia, a paralisação unificada foi considerada ‘histórica’ pelos presidentes dos sindicatos. As categorias exigem a suspensão imediata e permanente do plano de privatizações das estatais. O projeto é uma das principais promessas de campanha do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), que chegou a dizer que o movimento seria político, e sem pauta.

“A realização dessa greve é um dos começos, os primeiros passos de tantas outras mobilizações que a gente vai ter que fazer. Nós, metroviários, estamos convencidos de que apenas as nossas categorias isoladas não se bastam para enfrentar esse projeto, e é por isso que a gente apostou nessa unidade”, disse, nesta segunda-feira, uma representante sindical dos metroviários.

A previsão é a de que as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata do Metrô fiquem paralisadas. Devem seguir operando as linhas 4-amarela e 5-lilás do metrô, bem como a 8-diamante e 9-esmeralda, todas operacionalizadas por empresas concessionárias do grupo CCR.

Com a confirmação da greve, o governo do estado de São Paulo decretou ponto facultativo em todos os serviços públicos estaduais da capital. Com a decisão, é possível reagendar consultas em AMEs e outras unidades estaduais de saúde da capital, além de postos do Poupatempo. Aulas e provas da rede estadual também poderão ser repostas e reagendadas.

A gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) também garantiu o funcionamento de restaurantes e postos móveis do Bom Prato, além de serviços de segurança pública.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.