CartaExpressa

Mercado eleva estimativa de expansão da economia para 2,56% em 2023

Projeção ocorre poucos dias após PIB do 2º trimestre ‘surpreender’ positivamente

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O mercado financeiro subiu as expectativas para o crescimento da economia brasileira em 2023. A elevação das projeções conta na nova edição do Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, nesta segunda-feira 4.

De acordo com o documento, a previsão de expansão da economia neste ano passou de 2,31% para 2,56%. O aumento ocorre poucos dias após o resultado do PIB do 2º trimestre do ano ‘surpreender’ positivamente. De acordo com o IBGE, o país fechou o primeiro semestre do ano com aumento de 3,7% no PIB. No trimestre, o avanço é de 0,9%, acima das expectativas.

O levantamento divulgado pelo BC nesta segunda tem como base a avaliação de mais de 100 instituições financeiras sobre as projeções para a economia.

Nele, é possível ver, ainda, que a inflação estimada estaria acima da meta estipulada. Neste momento, avalia o mercado, a expectativa é de que o ano encerre com 4,92% de inflação. O montante é levemente maior do que o projetado na semana passada, 4,90%.

A meta central de inflação é de 3,25% neste ano, e será considerada formalmente cumprida se o índice oscilar entre 1,75% e 4,75%. Logo, a projeção atual dos analistas do mercado é de que a meta não seja cumprida em dezembro.

Por fim, no Focus, é possível também ver que, para o fim de 2023, o mercado financeiro manteve a projeção para a taxa Selic em 11,75%. Em 2024, a estimativa é de uma Selic de 9%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar