CartaExpressa

Mauro Cid contrata advogado que defendeu aliado de Temer no ‘caso da mala’

Criminalista é o terceiro responsável pela defesa do tenente-coronel do Exército

O tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid. Foto: Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, contratou um novo advogado. Trata-se do criminalista Cezar Bitencourt, de 73 anos.

Bitencourt é doutor em Direito Penal pela Universidade de Sevilha e defendeu em 2017 o ex-deputado federal Rodrigo Rocha Loures (MDB-PR) no chamado “caso da mala”, a envolver também o ex-presidente Michel Temer (MDB).

Segundo a Procuradoria da República no Distrito Federal, Loures teria recebido uma mala com 500 mil reais em dinheiro como intermediário de Temer para beneficiar a JBS no governo federal. Em 2019, o juiz Rodrigo Bentemuller, da 15ª Vara Federal em Brasília, confirmou a suspensão do processo.

Mauro Cid está preso desde maio, sob a suspeita de envolvimento em uma suposta fraude em cartões de vacinação contra a Covid-19, inclusive o de Bolsonaro. A situação do tenente-coronel, porém, se complicou ainda mais com a operação deflagrada na semana passada pela Polícia Federal para apurar o desvio de presentes recebidos em viagens oficiais pelo governo do ex-capitão.

Até a semana passada, Cid era representado por Bernardo Fenelon, que já havia sucedido Rodrigo Rocca na defesa do militar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar