CartaExpressa
Marco Aurélio: Bolsonaro prepara campo para impugnar eleição se perder
‘Talvez o problema maior esteja nos levantamentos quanto à intenção de votos para 2022’, disse o decano do STF à TV Globo


O ministro Marco Aurélio Mello, decano do Supremo Tribunal Federal cuja aposentadoria compulsória está marcada para 15 de julho, demonstrou preocupações quanto ao desfecho do processo eleitoral em 2022.
Em entrevista ao programa Conversa com Bial, da TV Globo, o ministro mencionou indiretamente as reiteradas ameaças do presidente Jair Bolsonaro de não aceitar o resultado das urnas no ano que vem, caso seja derrotado.
Pesquisas de intenção de voto têm apontado o favoritismo do ex-presidente Lula na corrida ao Planalto. Levantamento Ipec divulgado na última sexta-feira 25 mostrou que, se a eleição fosse realizada hoje, o petista venceria ainda no 1º turno.
“Talvez o problema maior esteja nos levantamentos quanto à intenção de votos para 2022 e já prepare o presidente campo, porque não somos ingênuos, para uma impugnação caso não seja vencedor na candidatura à reeleição”, disse Marco Aurélio, conforme trecho antecipado pela TV Globo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro começa a perder eleitores para Lula, diz pesquisa
Por CartaCapital
Lula é o sinônimo da esperança de livrar o Brasil de Bolsonaro
Por Mino Carta
Os bastidores da disputa eleitoral entre Lula e Bolsonaro no Nordeste
Por Ana Flávia Gussen