CartaExpressa

Maior organizada do Brasil nega ‘ato conjunto’ de torcidas no dia 25

Procurada por CartaCapital, a Gaviões da Fiel negou que participará de um suposto ato pró-democracia na Avenida Paulista, no mesmo dia de manifestação bolsonarista; informação circulou nas redes sociais

Maior organizada do Brasil nega ‘ato conjunto’ de torcidas no dia 25
Maior organizada do Brasil nega ‘ato conjunto’ de torcidas no dia 25
Manifestação em defesa da democracia, em maio de 2020. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do País, negou que vá participar de um ato de defesa à democracia, na avenida Paulista, em São Paulo, no próximo dia 25.

Na data, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deverá realizar um ato no mesmo local, onde pretende concentrar apoiadores. 

Nesta quarta-feira 14, nas redes sociais, começou a circular a informação de que diferentes torcidas organizadas de São Paulo estariam organizando uma manifestação na principal avenida da capital paulista, na mesma data que a dos apoiadores bolsonaristas.

A Gaviões da Fiel, que agrega torcedores do Corinthians, afirmou que não tem conhecimento de nenhum ato conjunto organizado, institucionalmente,  por torcidas da cidade. Horas depois, a palmeirense Mancha Alvi Verde também desmentiu qualquer convocação.

Em maio de 2020, quando o Brasil enfrentava as primeiras consequências da pandemia de Covid-19, a Gaviões realizou um ato de defesa a democracia na Paulista. 

O ato contou com o apoio de torcedores de times rivais do Corinthians, como palmeirenses e são-paulinos. À época, os presentes ao ato manifestaram críticas ao então governo Bolsonaro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo