CartaExpressa
Maduro anuncia novo embaixador da Venezuela no Brasil
Durante a gestão Bolsonaro, Manuel Vadell foi declarado ‘persona non grata’


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou a indicação do diplomata Manuel Vicente Vadell como o novo embaixador de Caracas no Brasil.
Em setembro de 2020, Vadell foi declarado persona non grata pelo governo de Jair Bolsonaro (PL). Outras 30 pessoas estavam na lista.
A missão diplomática do embaixador após a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) será restabelecer as relações bilaterais, suspensas desde 2019.
A reaproximação já foi sinalizada pelo governo venezuelano após a vitória de Lula, por meio de um comunicado em que manifestou “a melhor disposição e boa vontade para, juntos, fortalecer os laços de amizade”.
O futuro chanceler do governo petista, Mauro Vieira, também confirmou a reativação do diálogo entre Brasil e Venezuela.
A nomeação de Vadell ainda deve ser aprovada pela Assembleia Nacional.
Linda noche, arropada por el frío navideño en nuestra ciudad capital, me reuní con el Lcdo. Manuel Vicente Vadell, quien me trajo muy buenas noticias. He decidido designarlo como nuevo Embajador de Venezuela en la República Federativa de Brasil, a partir del #1Ene del año 2023. pic.twitter.com/NcsgHd0CcQ
— Nicolás Maduro (@NicolasMaduro) December 22, 2022
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.