CartaExpressa
Lulinha vai a Dino para suspender quebra de sigilo pela CPMI do INSS
O empresário busca estender em seu benefício uma decisão que favorece Roberta Luchsinger
O empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula (PT), solicitou ao ministro do Supremo Tribunal Federal Flávio Dino a suspensão da quebra de seus sigilos bancário e fiscal determinada pela CPMI do INSS.
O pedido ocorre no âmbito de um mandado de segurança apresentado por Roberta Luchsinger. Relator do caso, Dino suspendeu nesta quarta-feira 4 a quebras de sigilos da empresária no âmbito da comissão parlamentar.
Dino concluiu que o Congresso Nacional utilizou uma manobra para aprovar em bloco 87 requerimentos, quando deveria justificar a necessidade de quebrar os sigilos de maneira individualizada.
A defesa de Lulinha requisita ao ministro a extensão de decisão que beneficiou Luchsinger. A CPMI foi instalada em agosto do ano passado e tem como objetivo investigar fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social por meio de descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas.
Na terça-feira 3, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), negou um pedido para anular a quebra de sigilos de Lulinha. Segundo Alcolumbre, a “suposta violação de normas regimentais e constitucionais” pelo presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos-MG), não se mostra evidente ou inequívoca.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Justiça mantém a prisão de Vorcaro e Zettel em audiência de custódia
Por Maiara Marinho
Lula e primeiro-ministro da Espanha conversam sobre conflito no Irã
Por CartaCapital



