CartaExpressa

Lula vence 2º turno na Austrália, Nova Zelândia e Coreia do Sul

O petista repetiu o bom desempenho no primeiro turno na região; Bolsonaro, novamente, se saiu melhor no Japão

Foto: Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) aparece vitorioso neste segundo turno nas urnas de diversos países da Ásia e Oceania, que concluem a eleição mais cedo por conta do fuso horário. É o caso da Nova Zelândia, Austrália e Coreia do Sul, locais onde o petista somou mais de 60% dos votos válidos contra Jair Bolsonaro (PL).

O resultado, vale dizer, ainda não é o oficial e foi coletado a partir de boletins de urna que são afixados em frente aos locais de votação após o fechamento das urnas. Neles, é possível ver que Lula teve 70,3% dos votos na Nova Zelândia, ante 29,7% de Bolsonaro. Na Austrália, o ex-presidente aparece com 61,3% em Sidney e 72,1% em Camberra, enquanto o ex-capitão fica com 38,7% e 27,9%, respectivamente.

Ainda segundo os BUs afixados na porta das sessões eleitorais no exterior, é possível ver também uma larga vantagem de Lula na Coreia do Sul. Por lá, ele recebeu 64,3%, contra 35,7% de Bolsonaro. O ex-capitão, por sua vez, tornou a repetir o bom desempenho que teve no Japão no primeiro turno. Em Nagoya, por exemplo, aparece com 84%.

A votação nestes locais ocorre com cerca de 24 horas de antecedência por conta do fuso horário brasileiro e, por isso, são os primeiros a finalizarem o pleito. Apesar dos BUs já estarem disponíveis para visualização dos eleitores, o resultado oficial só é computado a partir das 17 horas de Brasília.

Neste ano, é importante registrar, os brasileiros que votam em outros países bateu recorde. Ao todo, são cerca de 700 mil eleitores que se cadastraram para irem às urnas nas 181 cidades estrangeiras onde é possível votar. O volume é quase o dobro de 2014. No primeiro turno desta eleição, países como Portugal, França e Alemanha registraram longas filas para a votação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar