O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já aparece na frente de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas eleitorais, agora lidera também rankings de popularidade e menções nas redes sociais, campo outrora dominado pelo ex-capitão.
Divulgado nesta quinta-feira 10 pelo jornal Folha de S. Paulo, o levantamento feito pela .MAP, uma agência de inteligência em dados, mostra o petista, pela primeira vez, na liderança do ranking de ‘presença virtual’. O resultado confirma o avanço de Lula nas redes sociais apontado em outros monitoramentos.
De acordo com o levantamento da agência, o ex-presidente alcançou 15% das participações em redes sociais desde o início de janeiro. O ex-capitão, por sua vez, ficou com 11% neste quesito.
No mesmo período, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) despencou de 11% para 2%, João Doria (PSDB) recuou 1 ponto e ficou com 1%. Ciro Gomes (PDT) aparece em último colocado no período, com 0,53% de presença virtual.
Para chegar aos resultados, a agência .MAP analisa diariamente 1,4 milhão de publicações no Twitter e no Facebook. Vale ressaltar ainda que Lula aparece na dianteira em ao menos outros dois monitoramentos de redes sociais: o Índice de Popularidade Digital, feito pela consultoria Quaest, e a análise de menções da empresa Torabit, com mais de 40% de citações positivas no Twitter.
Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.
Já é assinante? Faça login