CartaExpressa
Lula ultrapassa Bolsonaro em ‘ranking de presença’ nas redes sociais
Além de liderar pesquisas eleitorais, petista vem ganhando força nas redes sociais, campo antes dominado pelo bolsonarismo


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que já aparece na frente de Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas eleitorais, agora lidera também rankings de popularidade e menções nas redes sociais, campo outrora dominado pelo ex-capitão.
Divulgado nesta quinta-feira 10 pelo jornal Folha de S. Paulo, o levantamento feito pela .MAP, uma agência de inteligência em dados, mostra o petista, pela primeira vez, na liderança do ranking de ‘presença virtual’. O resultado confirma o avanço de Lula nas redes sociais apontado em outros monitoramentos.
De acordo com o levantamento da agência, o ex-presidente alcançou 15% das participações em redes sociais desde o início de janeiro. O ex-capitão, por sua vez, ficou com 11% neste quesito.
No mesmo período, o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) despencou de 11% para 2%, João Doria (PSDB) recuou 1 ponto e ficou com 1%. Ciro Gomes (PDT) aparece em último colocado no período, com 0,53% de presença virtual.
Para chegar aos resultados, a agência .MAP analisa diariamente 1,4 milhão de publicações no Twitter e no Facebook. Vale ressaltar ainda que Lula aparece na dianteira em ao menos outros dois monitoramentos de redes sociais: o Índice de Popularidade Digital, feito pela consultoria Quaest, e a análise de menções da empresa Torabit, com mais de 40% de citações positivas no Twitter.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Estabilidade de Lula nas projeções de 2º turno é impressionante, diz diretor da Quaest
Por Leonardo Miazzo
Lula destaca ‘fome’ e Moro escolhe ‘Lula’ como principal tema no Twitter
Por CartaCapital