CartaExpressa

Lula se junta com os mais contraditórios politiqueiros safados do Brasil, diz Ciro

Para pedetista, o petista faz acordos despolitizados: ‘Ele e o Alckmin se acertam sem nenhuma proposta, sem nenhuma revisão histórica’

Lula se junta com os mais contraditórios politiqueiros safados do Brasil, diz Ciro
Lula se junta com os mais contraditórios politiqueiros safados do Brasil, diz Ciro
Ciro Gomes. Foto: Divulgação
Apoie Siga-nos no

Ciro Gomes, candidato à Presidência da República pelo PDT, voltou a criticar nesta quarta-feira 2 a provável aliança entre Lula (PT) e o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin. Para ele, o ex-tucano é ‘politiqueiro contraditório’ e uma composição entre os históricos adversários seria um ‘conchavão despolitizado’.

“[Lula está] agora fazendo acordos absolutamente despolitizados, uma espécie de conchavão. Ele e o Alckmin se acertam sem nenhuma proposta, sem nenhuma revisão histórica”, avaliou Ciro em entrevista à rádio A Tarde FM, da Bahia.

“[Lula] se junta com os mais contraditórios politiqueiros safados do Brasil. Isso nós não aguentamos mais”, complementou em outro momento da conversa.

O pedetista disse ainda ‘pedir a Deus’ para que ‘ilumine’ a sua palavra para romper a polarização da corrida presidencial, hoje centrada em Lula contra Jair Bolsonaro (PL). Ciro tem disputado a terceira posição nas pesquisas com o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos). Ele aposta em um ‘debate de ideias e propostas’ para tentar alavancar sua candidatura contra esses adversários.

Mais adiante na entrevista, Ciro voltou a afirmar que o ex-presidente Lula seria o responsável pela ascensão do bolsonarismo no Brasil. Segundo defendeu, a participação do petista nas eleições desde 1989 sempre focou em criar uma disputa antagônica com algum adversário.

“Tudo isso [corrupção, ascensão de Bolsonaro e entrada de Moro na disputa] é produto desse ‘nos contra eles’ que Lula introduziu no Brasil”, defendeu em um trecho. “Agora, o Lula [está] cansado, não tem mais nenhuma ideia. Qual é a proposta que o Lula quer colocar em vigor? Ele teve 14 anos de oportunidades, quatro eleições, mas desde 89 [está] dividindo o Brasil em ‘nós contra eles’”, acrescentou em meio a outra resposta.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo