CartaExpressa
Lula rebate acusações de Bolsonaro: ‘O mundo sabe que ele é um mentiroso’
Sem apresentar evidências, o presidente ligou o petista ao narcotráfico durante entrevista a TV italiana


O ex-presidente Lula respondeu neste domingo 31 aos mais recentes ataques promovidos pelo presidente Jair Bolsonaro. Por meio de sua assessoria, o petista afirmou que “todo mundo sabe, no Brasil e no mundo, que Bolsonaro é um mentiroso.”
Em entrevista à SkyTV24, da Itália, o ex-capitão acusou Lula de ter relações com narcotraficantes, sem apresentar qualquer prova. Ele alegou que o ex-presidente estaria entre várias “autoridades de esquerda no Brasil e na Espanha” que teriam recebido recursos do narcotráfico da Venezuela. Também afirmou, sem demonstrar evidências, que a liderança de Lula “começou quando ele teve contato com as FARC colombianas.”
Mais cedo, a ofensiva de Bolsonaro também foi repudiada pela presidenta do PT, Gleisi Hoffmann.
“Isolado, sem preparo e desesperado com aumento de desaprovação popular, Bolsonaro ataca Lula com fake news em entrevista na Itália. Muito grave”, escreveu Gleisi nas redes sociais. “Esse homem não pode continuar mentindo livremente por aí. O STF deve resolver isso no inquérito das Fake News. É urgente!”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Seguranças agridem jornalistas durante passeio de Bolsonaro em Roma
Por CartaCapital
Não sou tão mau quanto falam, diz Bolsonaro a Merkel no G20
Por CartaCapital
Bolsonaro usa entrevista a TV italiana para atacar Lula e dizer que não falhou na pandemia
Por CartaCapital