CartaExpressa
Lula pede mobilização para reduzir abstenção e defende facilitar ‘a ida do povo pobre à urna’
O STF formou maioria para liberar a oferta de transporte público gratuito no 2º turno


O ex-presidente Lula, candidato do PT ao Palácio do Planalto, participou nesta quarta-feira 19 de um ato em Porto Alegre (RS), ao lado da ex-presidenta Dilma Rousseff e de lideranças gaúchas. A agenda ocorreu em frente ao Palácio Piratini, sede do governo estadual.
No evento, o petista pediu a mobilização de seus apoiadores para dialogar com eleitores que se abstiveram no primeiro turno.
“É preciso convencer as pessoas que não foram votar no dia 2”, reforçou Lula em seu pronunciamento. “Aproveito aqui, na frente do palácio do governo, para dizer ao governador: facilite ao povo pobre comparecer à urna no dia 30. A gente vai derrotar o Bolsonaro e o fascismo e trazer de volta a democracia e a comida para o prato do trabalhador.”
Nesta quarta, o Supremo Tribunal Federal formou maioria para manter a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que autoriza prefeituras e concessionárias a oferecer transporte público gratuito para toda a população em 30 de outubro, dia do segundo turno.
A nova decisão fornece segurança jurídica aos municípios, por afastar a caracterização de crime eleitoral ou improbidade administrativa. Não pode haver, no entanto, qualquer discriminação política na oferta do serviço.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Datafolha: a 11 dias da votação, Lula tem 4 pontos de vantagem sobre Bolsonaro
Por CartaCapital
TSE concede direito de resposta a Lula na propaganda de Bolsonaro sobre votação em presídios
Por Wendal Carmo
TSE dá direito de resposta a Lula durante propaganda de Bolsonaro
Por Wendal Carmo