CartaExpressa
Lula oficializa retirada de embaixador do Brasil em Israel
Frederico Meyer passa a representar Brasil na Conferência do Desarmamento, em Genebra, na Suíça


O presidente Lula (PT) nomeou o diplomata Frederico Meyer como o representante do Brasil na Conferência do Desarmamento, em Genebra, na Suíça.
A nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira 29 do Diário Oficial da União (DOU). Com isso, Meyer foi retirado do cargo de embaixador do Brasil em Israel.
Era Meyer, por exemplo, o diplomata que o governo de Israel convidou, em fevereiro, para uma reprimenda pública, no Museu do Holocausto, logo após a declaração em que Lula comparou os ataques de Israel a Gaza ao Holocausto.
O caso representou o ponto alto da tensão diplomática entre Brasil e Israel. O governo de Benjamin Netanyahu chegou a declarar Lula como “persona non grata”.
A saída de Meyer do cargo foi antecipada pelo assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim, que, na semana passada, justificou a decisão dizendo que o embaixador tinha sido “humilhado”.
O decreto desta quarta não indicou um substituto para Meyer, em Tel Aviv. Logo, o País ficará, por tempo indeterminado, sem representante em Israel.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula volta a criticar ações de Israel em Gaza: ‘Não podemos nos calar’
Por CartaCapital
Brasil condena ataque israelense em Rafah e fala em ‘sistemática violação aos direitos humanos’
Por CartaCapital
A pergunta sobre vítimas de ataques israelenses em Gaza que ‘ofendeu’ porta-voz de Biden
Por CartaCapital
Israel prossegue com bombardeios contra Rafah apesar da condenação internacional
Por AFP