CartaExpressa

Lula não apoia instalação de CPI dos Atos Golpistas: ‘Pode criar uma confusão tremenda’

O presidente avalia que as instituições já têm instrumentos para apurar as ações de terrorismo em Brasília

Foto: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira 18 que a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito poderia gerar “uma confusão tremenda” na apuração dos atos golpistas promovidos por bolsonaristas em 8 de janeiro, em Brasília.

Como mostrou CartaCapital, mesmo após o Senado chegar ao número de assinaturas necessárias para abertura da CPI, o governo tem buscado manter certa distância do tema.

“Nós temos instrumentos para fiscalizar o que aconteceu neste País. Uma comissão de inquérito pode não ajudar e ela pode criar uma confusão tremenda, sabe? Nós não precisamos disso agora”, afirmou Lula em entrevista à GloboNews.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já classificou a instalação da CPI como “muito pertinente” e “adequada”.

“É uma decisão do Congresso Nacional, não é minha. Portanto, os partidos políticos, na Câmara e no Senado, é que vão decidir”, prosseguiu ainda Lula nesta quarta. “Se, por acaso, eles me pedissem um conselho – que é difícil pedir conselho – eu dizia: não façam CPI, porque não vai ajudar.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar