CartaExpressa
Lula minimiza poder de influência de Trump em eleições brasileiras
Presidente acredita que o fenômeno político que pode reeleger o republicano nos EUA é diferente das relações políticas brasileiras
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apontou não ver relação entre uma possível vitória de Donald Trump na disputa presidencial dos Estados Unidos com o fortalecimento do bolsonarismo no Brasil para a disputa eleitoral de 2026.
“Não acredito que a eleição do Trump possa influenciar a eleição brasileira porque nunca teve influência”, avaliou o presidente brasileiro em entrevista à rádio Itatiaia, exibida nesta quinta-feira 8.
Para ele, o fenômeno político que poderá fazer o republicano retornar à Casa Branca é diferente daquele presente nas relações políticas brasileiras.
“O Trump é uma questão americana, é a loucura americana, o outro [Bolsonaro] foi a loucura aqui. Mas eu acho que o povo está cansado, querendo um pouco de paz”, afirmou o presidente.
O ex-presidente norte-americano sempre foi considerado como a “grande inspiração” de Jair Bolsonaro (PL). Ambos defendem pautas conservadoras, bem como compartilham de ideias pouco republicanas relacionadas a manutenção do poder.
As estratégias políticas também são, constantemente, comparadas. Foi de dentro da Casa Branca gerida por Trump que o mundo conheceu a expressão “verdade alternativa”, muito utilizado por ambos os líderes para manterem aquecidas as suas bases de seguidores. O ataque ao Capitólio, incentivado por Trump, e o 8 de Janeiro, influenciado por Bolsonaro, também é outro alvo de intensa comparação.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



