CartaExpressa
Lula fará pronunciamento na TV sobre a nova isenção do IR
O presidente sancionou nesta semana a medida, uma de suas principais promessas de campanha
O presidente Lula (PT) fará um pronunciamento em rede nacional de rádio e TV no próximo domingo 30 para tratar da ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem recebe até 5 mil reais mensais. O material foi gravado no Palácio do Planalto, nesta sexta-feira 28.
No vídeo, o petista deve enaltecer a medida, uma das principais promessas de campanha em 2022, que foi sancionada nesta semana. A lei também prevê descontos no imposto para quem ganha até 7.350 reais. Cálculos do governo estimam que a medida beneficiará 25 milhões de brasileiros.
A isenção será compensada com uma taxação maior para brasileiros que recebem acima de 600 mil reais por ano.
Lula fará o pronunciamento em meio a um momento de crise entre seu governo e a cúpula do Congresso Nacional. Na quarta-feira 26, os presidentes da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), não compareceram à cerimônia de sanção da isenção do IR, como forma de explicitar o descontentamento com o Planalto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



