Lula elogia cena de novela da Globo similar à de sua posse

Artistas da novela se manifestaram: 'Seguiremos fazendo história assim', escreveu a atriz Giovana Cordeiro

Créditos: EVARISTO SA / AFP

Apoie Siga-nos no

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou uma cena da novela Mar do Sertão, da TV Globo, cujos personagens interpretaram uma cerimônia política similar à posse presidencial deste ano.

No folhetim, Xaviera (Giovana Cordeiro) toma posse do cargo de prefeita do município fictício de Canta Pedra, ao lado de um homem indígena, uma pessoa com deficiência, de um senhor e de crianças.

A personagem, vestida de vermelho, chega a fazer um sinal de “X” com as mãos, assim como a alusão de Lula à letra “L”. Nas redes sociais, o petista defendeu a “representatividade” como um princípio democrático.

“Democracia também é representatividade. É quando cada brasileiro e cada brasileira tem a oportunidade de chegar onde quiser, e sabe que pode ocupar o lugar que quiser”, escreveu o presidente.

Na postagem, ele publicou a imagem da cena da novela e uma foto com o registro histórico da subida da rampa do Planalto, que contou com a participação de Ivan Baron, influenciador anticapacitista, e de Sônia Guajajara, hoje ministra dos Povos Originários, entre outras pessoas.

A primeira-dama Janja da Silva também se manifestou.

“Duas cenas, uma da vida real, outra da ficção. Desejo que cenas como essas se tornem comuns e que todos possam, cada vez mais, se sentir representados na política, na arte e na vida”, disse.

Nos comentários da postagem da primeira-dama, a atriz Giovana Cordeiro, rosto da prefeita na novela, escreveu: “Seguiremos fazendo história assim”. Renato Góes, que interpretou o vilão Tertulinho, brincou: “Faz o X”, seguido de um emoji de coração vermelho.

A postagem de Lula também teve comentários de outros atores do elenco, como Caio Blat, Thardelly Lima e Matteus Cardoso.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Relacionadas

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.