CartaExpressa
Lula diz que começará a escolher seus ministros após retornar do Egito
O presidente eleito participará da Conferência do Clima organizada pelas Nações Unidas, a COP27


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira 9 que iniciará a formação de seu ministério após retornar do Egito, para onde viajará na semana que vem a fim de participar da Conferência do Clima organizada pelas Nações Unidas, a COP27.
A viagem deve começar na próxima segunda-feira 14 e terminar no sábado 19.
“Quando eu voltar do Egito, eu vou começar a pensar na montagem do ministério”, disse o petista a jornalistas, em Brasília. Ele foi questionado diretamente sobre a nomeação de Henrique Meirelles para o novo Ministério da Fazenda, mas não confirmou ou negou a possibilidade.
Ao longo do dia, Lula se reuniu com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); com 10 dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (à exceção de Luís Roberto Barroso); e com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes.
No STF, o presidente eleito não discutiu assuntos como o orçamento secreto e focou em aspectos prioritários, como a viabilização de uma PEC para garantir o pagamento do Bolsa Família de 600 reais em 2023.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.