CartaExpressa

Lula diz que Ciro mente, mas abre porta para diálogo com o PDT em eventual 2º turno

Segundo o petista, Ciro ‘é muito mais importante do que o que ele está fazendo durante a campanha’

Lula e Ciro Gomes. Fotos: Ricardo Stuckert e Miguel Schincariol/AFP
Apoie Siga-nos no

O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, abriu nesta segunda-feira 26 as portas para um diálogo com o PDT, do presidenciável Ciro Gomes, em um eventual segundo turno contra Jair Bolsonaro (PL).

Lula disse, porém, que o pedetista “mente” desde o início da campanha e “tem surtado ultimamente”.

“Ele é muito mais importante do que o que ele está fazendo durante a campanha”, declarou Lula antes de evento com artistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais em São Paulo.

O petista também reafirmou o desejo de vencer a eleição no primeiro turno, em 2 de outubro, mas reforçou que, caso haja uma segunda etapa, dialogará com o PDT e “com outras forças políticas”.

“Agora, a gente só conversa com quem quiser conversar. Se o Ciro quiser conversar, nós conversaremos. Mas a conversa não é pessoal, é entre partidos. Se for necessário conversar com o PDT, a nossa presidente Gleisi Hoffmann vai procurar o presidente [Carlos] Lupi e vamos conversar.”

A mais recente rodada da pesquisa Ipec, divulgada nesta segunda 26, indica uma oscilação positiva para Lula, que mantém chances reais de vencer a disputa no primeiro turno. Quando considerados apenas os votos válidos – ou seja, descontados os votos em branco e os nulos – o ex-presidente vai a 52%, enquanto Bolsonaro tem apenas 34%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar