CartaExpressa
Lula diz que Bolsonaro cometeu crime ao retirar a máscara de uma criança: ‘É um genocida’
Em reação ao episódio, o PSOL apresentará uma notícia-crime contra o presidente


O ex-presidente Lula se manifestou nas redes sociais nesta sexta-feira 25 sobre a atitude do presidente Jair Bolsonaro com crianças durante sua viagem ao Rio Grande do Norte, na véspera. Em episódio registrado e compartilhado nas redes sociais, o ocupante do Palácio do Planalto retirou a máscara de um menino que estava em seu colo.
“Bolsonaro não tem respeito pela vida. Se a CPI [da Covid] precisava de um crime para propor a cassação está feito. É um genocida”, escreveu Lula.
Mas esse não foi o único episódio do tipo. Ainda na quinta-feira 24, durante visita à Barragem de Oiticica, em Jucurutu (RN), Bolsonaro pediu a uma menina de 10 anos que retirasse o equipamento de proteção. A criança se preparava para recitar uma poesia na abertura de uma solenidade.
Nesta sexta, em reação aos casos, a bancada do PSOL na Câmara anunciou que apresentará uma notícia-crime contra Bolsonaro. O partido aponta violação do Estatuto da Criança e do Adolescente e, ainda, do Código Penal.
Vi a imagem do presidente da República arrancando a máscara de uma criança de colo… Bolsonaro não tem respeito pela vida. Se a CPI precisava de um crime dele pra propor a cassação está feito. É um genocida.
— Lula (@LulaOficial) June 25, 2021
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula venceria eleição contra Bolsonaro no primeiro turno, diz pesquisa
Por CartaCapital
‘Tudo indica’ que estaremos com Lula em 2022, diz presidente do PSB
Por CartaCapital
FHC: ‘Na hora H, Lula e eu estaremos juntos em defesa da democracia’
Por CartaCapital