CartaExpressa
Lula defende que ministros deem ‘menos ouvido à futrica’ e foquem nas ‘coisas que são verdadeiras’
Presidente disse que reunião ministerial serviu para harmonizar a linguagem do governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta segunda-feira 19, que a reunião ministerial do governo, realizada na última quinta-feira 15, serviu para “harmonizar a linguagem do governo”.
Durante a segunda edição do programa “Conversa com o Presidente”, Lula afirmou que “é importante dar menos ouvido à ‘futrica’ e dar mais ouvido às coisas que são verdadeiras”. Para o presidente, a reunião ministerial “foi muito importante, porque a gente deu uma harmonizada na equipe do governo”.
Lula indicou, também, que a falta de reuniões pode levar a distorções nos discursos dos ministros. “Muitas vezes, a gente não se reúne, cada um começa a falar uma coisa, começa a responder a alguma fofoca de jornal”, disse. Por isso, segundo Lula, “é importante harmonizar a linguagem do governo em torno de um objetivo único, que é fazer o Brasil dar certo”.
O tema foi abordado após duas semanas de crise nas relações do governo com o Congresso Nacional. O tema gerou desgastes nas votações do governo no Legislativo. Em outra frente, o Centrão pressiona para uma reformulação nos ministérios, em especial, no Turismo e na Saúde.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Encontros com Papa e Macron: o que está em jogo na nova viagem de Lula à Europa
Por Caio César
Está provado que fascistas tentaram dar golpe coordenado por Bolsonaro, diz Lula
Por André Lucena
Lula define troca no Turismo, mas nomeação de Sabino deve ficar para julho
Por CartaCapital



