CartaExpressa
Lula convidará Xi Jinping a visitar o Brasil e quer atrair investimentos da China
O petista embarca nesta terça-feira para uma série de compromissos na China, entre eles o fortalecimento da parceria econômica
O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira 10 que, durante sua viagem a Pequim, convidará o presidente Xi Jinping a visitar o Brasil. O objetivo da ida à China, segundo o petista, é apresentar projetos que podem contar com investimentos.
Lula embarca rumo a Xangai nesta terça-feira para uma série de compromissos. A agenda inclui a participação na posse de Dilma Roussef (PT) na presidência do Banco dos Brics, além de reuniões com integrantes do governo chinês para discutir o fortalecimento da parceria econômica entre os países e atrair novos aportes.
“Nós vamos consolidar nossa relação com a China”, resumiu Lula em entrevista à TV Brasil. “Eu vou convidar o Xi Jinping para vir ao Brasil para uma reunião bilateral. Para conhecer o Brasil, para mostrar os projetos que nós temos de interesse de investimento dos chineses.”
Durante a entrevista, o presidente ainda destacou que pretende retomar a participação de outros países da América Latina em discussões sobre a agenda climática. Em junho, Lula deve participar de uma reunião com a República Democrática do Congo e a Indonésia para tratar de sustentabilidade.
“Obviamente, eu vou tentar convencer o Congo a convidar os países da América do Sul. Porque nós também temos que ter a humildade de reconhecer que a Amazônia não é só nossa”, prosseguiu. “A Amazônia tem vários países que têm um potencial extraordinário.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Em 100 dias, governo Lula quitou R$ 526 milhões em dívidas com órgãos internacionais, diz Itamaraty
Por CartaCapital
Quando Lula anunciará o substituto de Lewandowski no STF, segundo aliados
Por Wendal Carmo



