CartaExpressa
Lula convida governadores para reunião em 8 de janeiro: ‘Lembrar que se tentou dar um golpe’
O encontro ocorrerá um ano após os ataques bolsonaristas contra as sedes dos Três Poderes


O presidente Lula (PT) convidou governadores para uma reunião em 8 de janeiro de 2024, um ano após os ataques golpistas contra as sedes dos Três Poderes.
Até aqui, o Supremo Tribunal Federal condenou 30 envolvidos nos atos pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
“Estou convidando todos os governadores, porque dia 8 de janeiro vamos fazer um ato aqui em Brasília para lembrar o povo que tentou se dar um golpe dia 8 de Janeiro e que ele foi debelado pela democracia deste País”, disse Lula, nesta terça-feira 12, durante um evento no Palácio do Planalto.
A declaração foi concedida na cerimônia em que Lula apresentou um balanço do investimento federal nos estados, especialmente no âmbito do Novo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC. Um dos governadores presentes era Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O balanço de Lula sobre os empréstimos de 56 bilhões para estados e municípios em 2023
Por CartaCapital
Comissão do Senado aprova indicações de Lula para o Cade; conheça os escolhidos
Por CartaCapital
Governo Lula se une à Fiocruz para lançar o Mapa das Periferias
Por Camila da Silva