CartaExpressa
Lula conversa com famílias de reféns e desaparecidos em Israel
Na ligação com o grupo conhecido como Fórum de Famílias de Reféns de Desaparecidos, o presidente defendeu o cessar-fogo em Gaza e a criação de um corredor humanitário


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou, nesta quinta-feira 26, com famílias de pessoas reféns e desaparecidas em Israel, por conta do conflito com o grupo Hamas. A conversa aconteceu por meio de videochamada e tratou da situação de brasileiros e israelenses na região conflituosa.
O grupo que conversou com o presidente é conhecido como Fórum de Famílias de Reféns de Desaparecidos. A conversa, que começou às 09h30, não constava na agenda oficial de Lula, que teve que remarcar para amanhã um café da manhã com jornalistas, que seria realizado hoje no Palácio do Planalto.
De acordo com a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), “o presidente tem conversado com várias partes do conflito com preocupação humanitária, em defesa de uma cessar-fogo e libertação dos reféns”.
Na reunião, também estiveram presentes o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e a assessora especial da Presidência, Clara Ant.
O governo brasileiro tem buscado um cessar-fogo na região. Uma das propostas da diplomacia brasileira envolve criar um corredor humanitário para a retirada de civis em Gaza, o que foi vetado, na semana passada, no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). Os Estados Unidos foram contrários à resolução brasileira.
Por outra via, o governo brasileiro também tenta articular com o Egito a abertura da fronteira com Gaza, de modo a permitir a saída de brasileiros.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Egito diz que retirada de estrangeiros de Gaza, incluindo brasileiros, não é segura no momento
Por RFI
Os acertos e o erro de Lula nas ações sobre o conflito entre Israel e Hamas, segundo pesquisa
Por CartaCapital
Israel anuncia operação com tanques em Gaza para preparar ofensiva terrestre
Por AFP
Entenda o que diziam as propostas rejeitadas de Rússia e EUA sobre Israel x Hamas
Por CartaCapital
Lula critica reação desproporcional de Israel a ataques do Hamas
Por André Lucena