CartaExpressa

Lula confirma viagem a Bruxelas para a cúpula entre Celac e União Europeia

O petista conversou por telefone, nesta quarta, com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez

Foto: SILVIO AVILA / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula confirmou nesta quarta-feira 5 que participará da abertura da cúpula entre a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos e a União Europeia, em Bruxelas, neste mês. O encontro deve ocorrer entre os dias 17 e 18.

O Palácio do Planalto informou que Lula conversou por telefone, nesta tarde, com o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez. Na pauta esteve o impasse entre Mercosul e União Europeia para a finalização do acordo comercial.

Sánchez também convidou Lula a realizar a abertura do Fórum Empresarial, em 17 de julho, a contar também com a participação da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Na última terça-feira 4, durante a cúpula do Mercosul, na Argentina, Lula voltou a classificar como “inadmissíveis” as exigências da União Europeia para concretizar o acordo entre o bloco e o Mercosul. 

A UE apresentou em março um documento que prevê sanções aos países envolvidos caso obrigações ambientais não sejam cumpridas. A Europa deseja garantir que a exportação de commodities que não respeitam regras ambientais seja passível de sanções. A ideia se baseia na legislação europeia sobre o meio ambiente, algo que o governo brasileiro considera excessivamente rígido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar