CartaExpressa

Para Lula, Bolsonaro é psicopata, Ciro se perdeu e Moro é asqueroso

Ex-presidente avaliou as candidaturas dos principais adversários na corrida eleitoral deste ano

Foto: Divulgação Lula/Ricardo Stuckert
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Lula (PT) disse nesta quinta-feira 24 o que pensa de seus principais adversários na corrida eleitoral deste ano. A análise foi feita durante o trecho final da entrevista concedida à rádio Super Notícia, de Belo Horizonte, Minas Gerais, quando foi provocado a fazer uma breve análise sobre os principais nomes na disputa.

Jair Bolsonaro

Lula classificou o atual presidente Jair Bolsonaro como um ‘psicopata’ e disse não saber exatamente como o ex-capitão foi alçado ao cargo em 2018.

“Jair Bolsonaro é um psicopata que virou presidente da República. Eu jamais imaginei que ele pudesse ser presidente”, disse ao ser questionado sobre o que pensa do candidato que aparece em segundo lugar nas pesquisas eleitorais.

Ciro Gomes

Sobre o pedetista, Lula reafirmou ter gratidão pelo papel desempenhado por quando foi ministro da Integração Nacional durante o seu primeiro governo. O petista lamentou, no entanto, o fato de, segundo ele, Ciro ter se perdido politicamente.

“Ciro Gomes é uma pessoa que eu tenho gratidão, foi meu ministro e é um homem inteligente. Acho que ele está perdido na política neste momento. É uma pena, porque o Ciro é um quadro político muito qualificado nesse país”, avaliou Lula

Sergio Moro

Ao ser questionado sobre o ex-juiz Sergio Moro, Lula disparou: “nem me fale dessa pessoa, porque é uma pessoa asquerosa. É o maior mentiroso que já passou pela história do Brasil”.

“Ele conseguiu enganar 100% da imprensa e 100% da política e da sociedade. Mas, como mentira não dura a vida inteira, a casa caiu e ele virou essa coisa grotesca que está se apresentando como candidato da República”, acrescentou sobre Moro.

João Doria, Simone Tebet, André Janones e Eduardo Leite

Sobre os principais nomes da chamada terceira via, que aparecem nas pesquisas como candidaturas mais distantes dos primeiros colocados, Lula preferiu não fazer julgamentos ‘mais profundos’. Se limitou a dizer que não os conhece pessoalmente e foi um pouco além apenas sobre Doria e Janones.

“João Doria eu não tenho relação com ele como pessoa. Mas não me agrada como político, não me agrada como governador, tanto que a rejeição é muito grande”, disse ao avaliar o tucano.

Sobre Janones, classificou como uma ‘figura interessante’:

“Não conheço, mas de vez em quando me mostram um vídeo dele no supermercado. Eu acho interessante. É uma figura que está fazendo um trabalho que está dando bom resultado para ele.”

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.