CartaExpressa

Lula aposta na comparação entre governos na primeira campanha na TV: ‘Que Brasil você quer?’

Na primeira aparição no horário eleitoral, ex-presidente mencionou democracia, citou Deus e repudiou o ódio e a fome no País; veja o vídeo

Lula aposta na comparação entre governos na primeira campanha na TV: ‘Que Brasil você quer?’
Lula aposta na comparação entre governos na primeira campanha na TV: ‘Que Brasil você quer?’
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

A primeira propaganda televisiva do ex-presidente Lula (PT) nestas eleições foi exibida no início da tarde deste sábado 27 e foi marcada pela comparação entre seus dois primeiros mandatos e os quatro anos de gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Logo nos primeiros segundos da peça publicitária, a campanha do petista cita ‘os dois lados’ e coloca o atual governo Bolsonaro como ‘aquele que abandona’ os brasileiros e que é o responsável pelas mortes e desmatamento no País. A campanha cita ainda ‘o deboche’ do ex-capitão aos mortos pela Covid-19 e o incentivo ao ódio e à guerra feitos pelo atual governo.

Na outra ponta, a campanha de Lula então se coloca como o ‘lado que acolhe’, ‘estende a mão’, ‘ampara’. Há ainda menções a proteção social e ambiental promovidas pelas gestões petistas, além de celebrar a união. Por fim, a campanha então questiona ao eleitor: ‘Que Brasil você quer?’.

O jingle ‘Lula lá’ também não ficou de fora. Logo após as comparações, a música introduz os breves depoimentos do ex-presidente e seu atual candidato a vice, Geraldo Alckmin (PSB). Na curta declaração, Lula torna a citar a fome causada pelo atual governo, a queda na renda dos brasileiros e o desemprego. “Como é que esse País tão rico retrocedeu tanto?”, questiona o petista, novamente apostando na comparação.

Poucos segundos adiante, Alckmin aparece em tela para celebrar a união com o antigo adversário eleitoral. Novamente, ele reforça que no momento atual, de ameaça democrática, o País necessitava de gestos políticos maiores. “Mesmo que a gente não pense igual em tudo, algo muito mais importante nos une: o desejo de reconstruir o Brasil e melhorar a vida das pessoas”, diz o ex-governador.

Ao fim da peça, a campanha de Lula cita ainda ameaças democráticas representadas pelo ‘outro lado’, além de episódios de violência política recentes no País. “Democracia não combina com ódio e violência, nem autoritarismo ou fake news”, destaca o locutor. “Nosso povo já aprendeu, ditadura e ditadores nunca mais. O Brasil quer democracia”, completa a voz em seguida.

Veja o vídeo completo da campanha:

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo