Política

Homens armados agridem integrante da campanha de Freixo em Campos dos Goytacazes

Segundo a assessoria do candidato, sete homens teriam interrompido um ato de denúncia sobre funcionários fantasmas na Ceperj e espancaram um dos quatro membros da comitiva

O deputado federal Marcelo Freixo em 2018. Foto: Mauro Pimentel/AFP
Apoie Siga-nos no

Integrantes da comitiva de Marcelo Freixo (PSB-RJ) foram agredidos em Campos dos Goytacazes, norte do Rio de Janeiro, em ato de campanha na noite desta sexta-feira 26. De acordo com a assessoria do candidato ao governo fluminense, sete homens armados teriam interrompido a montagem de um ato de denúncia de funcionários fantasmas no Ceperj e levaram um dos quatro integrantes da comitiva do deputado para longe do grupo para ser agredido. Esse é o segundo episódio de violência contra a campanha do pessebista.

“No início da noite desta sexta-feira, uma equipe de quatro pessoas estava se preparando para iniciar uma ação com o boneco em forma de fantasma, em referência ao escândalo dos fantasmas do Ceperj, quando foram abordados por cerca de sete homens armados. Um dos integrantes foi arrastado para trás de uma carro e espancado”, relata a assessoria de Freixo em nota.

O integrante da campanha foi levado logo em seguida ao hospital e as informações iniciais eram que ele teria que passar por uma cirurgia no maxilar. Uma nova avaliação médica realizada no sábado, no entanto, descartou a necessidade do procedimento. O estado de saúde atual ainda não foi informado.

Ainda de acordo com a nota, os três outros membros da campanha conseguiram fugir correndo do local. Os relatos reservados são de um episódio de grande tensão mesmo antes do espancamento. “As agressões começaram depois que eles estacionaram o carro em frente ao Multiplace. Em poucos minutos, a equipe foi alvo de provocações que logo evoluíram para agressão física”, diz o texto da equipe do pessebista.

Após o ocorrido, as quatro pessoas foram retiradas de Campos e levadas ao Rio para receberem a assistência necessária. A CartaCapital apurou com fontes que tiveram contato com o caso que as agressões podem ter sido feitas usando a coronha das armas. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada pela campanha, que aguarda o boletim médico para fornecer mais detalhes dos ferimentos.

Vale lembrar que este é o segundo caso de violência na campanha do deputado ao governo do Rio. No início de julho, em ato com a presença de Lula, um homem jogou um explosivo contra militantes petistas pouco antes do discurso de Freixo na Cinelândia. Naquela ocasião, ninguém ficou ferido e o agressor foi detido em flagrante.

Sobre a repetição do episódio, “a campanha de Marcelo Freixo condena todo tipo de violência e lamenta que a escalada de ódio tente intimidar manifestações políticas pacíficas e democráticas”.

Ainda não há informações oficiais sobre quem são os agressores e nem se os homens foram detidos.

Ceperj

O ato preparado pelos quatro integrantes da campanha de Freixo visava repercutir denúncias na Fundação Ceperj, suspeita de abrigar um esquema de funcionários fantasmas ligados ao atual governador Cláudio Castro (PL). A suspeita é de que foram pagos 220 milhões de reais fora de contas bancárias a 18 mil pessoas, boa parte seria funcionário fantasma e integrante de uma rachadinha em benefício do bolsonarista. Ele nega.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo