CartaExpressa
Lula anuncia criação de escola especial para ‘gênios’ da Olimpíada Brasileira de Matemática
A declaração do presidente aconteceu em Brasília, durante a sanção do Programa Escola em Tempo Integral; ainda não há detalhes de quando a promessa sairá do papel
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira 31, a criação do programa Escola Especial de Matemática, que pretende apoiar o desenvolvimento dos alunos classificados para as fases finais da Olimpíada Brasileira de Matemática, a OBM, que acontece anualmente desde 1979.
A declaração do presidente aconteceu durante a cerimônia de sanção do Programa Escola em Tempo Integral (PEI), em Brasília.
“Essa meninada que ganhou medalha de ouro, alguns podem ter recursos e ir estudar lá fora [no exterior] e aqueles que não tem recursos vão fazer o que?”, questionou Lula. “Agora nós estamos pensando, junto comCamilo [Santana], uma Escola Especial de Matemática para acolher os nossos gênios”.
Este ano, por exemplo, um estudante cearense de 16 anos, Matheus Alencar de Moraes, ganhou a OBM e foi para Chiba, no Japão, representar o Brasil. Ele voltou neste mês com a medalha de ouro da 64ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática, a mais tradicional competição do gênero do mundo. Os estudantes ganhadores também estavam presentes na cerimônia do PEI.
Por enquanto, ainda não há previsão de lançamento e detalhes sobre os estudantes que serão contemplados — uma vez que há outras olimpíadas, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Entenda como vai funcionar o Programa Escola de Tempo Integral, sancionado por Lula nesta segunda-feira
Por Camila da Silva
Copom se reúne nesta semana para definir juros; corte de 0,25 não será bem recebido pelo governo
Por CartaCapital
Eduardo Bolsonaro pagou funcionário de argentino que mentiu sobre urnas
Por CartaCapital



