CartaExpressa
Lira diz que Lula apoiará seu candidato à presidência da Câmara em 2025
O atual comandante da Casa afirmou ter o ‘direito’ de fazer seu sucessor


O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta sexta-feira 23 que o presidente Lula (PT) apoiará seu candidato à sucessão no comando da Casa. A eleição acontecerá em 1º de fevereiro de 2025, mas já mobiliza os deputados.
“O presidente Lula tem a vontade dele e o direito de tentar fazer o sucessor, como eu tenho a minha pretensão de fazer nosso sucessor, ouvindo todos os líderes partidários e amigos na Câmara, como sempre faço”, declarou Lira. “O presidente Lula disse que estará junto desse projeto de acompanhar para que eu tenha o direito de fazer meu sucessor.”
As afirmações ocorreram na saída do evento Pacto pelo Rio, na Fundação Getulio Vargas, na capital fluminense.
Entre os nomes que despontam para a disputa estão o de Elmar Nascimento (União-BA), fiel aliado de Lira, e o de Marcos Pereira (Republicanos-SP), vice-presidente da Câmara. Antonio Brito (PSD-BA) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL) também são cotados.
Lula ainda não se manifestou sobre a declaração de Arthur Lira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lira busca medir apoio a proposta que limita ações da PF no Congresso
Por Wendal Carmo
O encontro entre Lula e Lira semanas após ‘recados’ do presidente da Câmara
Por CartaCapital
Eunício Oliveira se articula para ser o candidato do Planalto à sucessão de Lira
Por Wendal Carmo