CartaExpressa
Lewandowski envia à PGR notícia-crime contra Bolsonaro por atos do 7 de Setembro
Deputado alega que o ex-capitão cometeu peculato e prevaricação ao usar a máquina pública a favor de sua campanha eleitoral


O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski encaminhou à Procuradoria-Geral da República, nesta sexta-feira 9, uma notícia-crime protocolada pelo deputado federal Israel Matos Batista (PSB-DF) para investigar possíveis práticas de peculato e prevaricação pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nos atos do 7 de Setembro.
O parlamentar argumenta que o ex-capitão se utilizou da festividade para praticar atividade politico-partidária.
No evento, Bolsonaro pediu votos, atacou adversários e destacou propostas que constam de seu plano de governo para um eventual segundo mandato.
Em análise preliminar, o ministro destacou que os fatos apresentados na notícia-crime são de competência do STF e devem ser apreciados pela PGR.
O ministro ainda apontou que quaisquer diligências ou apurações preliminares deverão ocorrer nos autos do processo, sob supervisão do Poder Judiciário.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

7 de setembro: Soraya Thronicke vai ao TSE e pede veto a imagens do ato na campanha de Bolsonaro
Por CartaCapital
Conheça quem bancou a ida de tratores no 7 de setembro em Brasília
Por Agência Pública