CartaExpressa

Justiça concede liberdade para esposa de Paulo Galo

‘Galo’, líder do movimento de entregadores antifascistas, foi um dos autores do incêndio da estátua de Borba Gato no último sábado

Borba Gato, bandeirante ligado ao tráfico de pessoas, tem estátua queimada em São Paulo. Foto: Reprodução/Jornalistas Livres
Apoie Siga-nos no

A Justiça paulista liberou nesta sexta-feira 30, Géssica Silva Barbosa, esposa do entregador de aplicativo Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido “Galo”, que assumiu a autoria do incêndio da estátua do bandeirante Borba Gato, em São Paulo. A informação é do advogado do casal, Jacob Filho.

Géssica não estava presente no local na hora do incidente e cuidava da filha do casal, de 3 anos. Segundo o advogado, o motivo pelo qual ela está sendo envolvida no caso é que o telefone celular usado por Paulo em que constavam mensagens sobre a organização do ato estava no nome da esposa.

A Justiça do Estado de São Paulo havia expedido mandado de prisão contra o entregador e sua esposa nesta quarta-feira 28. A situação ocorreu após ele se apresentar voluntariamente ao 11º Distrito Policial de Santo Amaro. Eles respondem por incêndio, associação criminosa e adulteração de placa de veículo.

Na decisão que concedeu a liberdade à Géssica, a juíza Gabriela Marques da Silva Bertoli, responsável pelo caso, afirmou que além dos depoimentos dos envolvidos confirmando a não participação da esposa de Galo, “a equipe investigativa constatou que seu aparelho telefônico encontrava-se nas proximidades de sua residência”.

O coletivo “Revolução Periférica” já assumiu a autoria do ato, que não causou qualquer dano estrutural ao monumento, feito de concreto e revestido de cerâmica.

A ato sábado 23 na estátua de Borba Gato faz parte de uma série de ações que defendem a derrubada de monumentos que exaltam personagens da escravização de povos afrodescendentes e indígenas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar