CartaExpressa
Justiça acolhe recomendação do MPF e arquiva inquérito contra Lula por suposta sonegação
Procuradora indicou a ‘ilicitude dos elementos de convicção amealhados nas ações penais originárias’


O juiz Sócrates Leão Vieira, da 1ª Vara Federal de São Bernardo do Campo, arquivou na última segunda-feira 18 mais um inquérito contra o ex-presidente Lula nascido na Lava Jato. A investigação mirava suposta sonegação de impostos relacionados a reformas no sítio de Atibaia e no triplex do Guarujá.
O magistrado paulista acolheu recomendação do Ministério Público Federal, que, por sua vez, aceitou a tese da defesa de Lula. O advogado do petista, Cristiano Zanin Martins, reforçou que o inquérito se baseava em material declarado nulo pelo Supremo Tribunal Federal.
“Uma vez reconhecida a ilicitude dos elementos de convicção amealhados nas ações penais originárias que evidenciaram o recebimento de rendimentos tributáveis, resta prejudicada a caracterização do delito de sonegação”, avaliou a procuradora da República Fabiana Bortz.
Em sua decisão, Leão Vieira escreveu que decidiu acolher “o parecer da representante do Ministério Público Federal nos autos do inquérito policial em epígrafe, cujos fundamentos expostos adoto como razões de decidir, determinando como requerido, o arquivamento do inquérito policial”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula reafirma intenção de lançar Fernando Haddad ao governo de SP
Por Getulio Xavier
CNMP abre processo contra procuradores da Lava Jato por vazamento de denúncia
Por CartaCapital
‘Bem-vindo à República de Curitiba’: CNMP decide demitir procurador que bancou outdoor pró-Lava Jato
Por CartaCapital