CartaExpressa

Jornalistas da TV Aparecida são hostilizados por bolsonaristas após celebração religiosa

As imagens de apoiadores do ex-capitão ameaçando repórteres e cinegrafistas foram exibidas ao vivo pela CNN Brasil

Jornalistas da TV Aparecida são hostilizados por bolsonaristas após celebração religiosa
Jornalistas da TV Aparecida são hostilizados por bolsonaristas após celebração religiosa
Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Jornalistas da TV Aparecida foram hostilizados por bolsonaristas após uma celebração religiosa na cidade símbolo da padroeira do País nesta quarta-feira 12. O presidente Jair Bolsonaro (PL) estava no evento, mas distante da confusão.

As imagens em que apoiadores do ex-capitão ameaçam vários repórteres e cinegrafistas da emissora católica foram exibidas ao vivo pela CNN Brasil. No momento, a jornalista Karla Chavez fazia um comentário ao vivo sobre a presença de Bolsonaro no local e interrompeu sua participação para mostrar as imagens.

Não é possível ouvir o que os apoiadores dizem aos jornalistas da TV Aparecida, mas as expressões de agressividade expostas na imagem chamam a atenção. A cena durou alguns segundos antes de ser dispersada pela segurança local.

Mais cedo, durante a celebração da missa, o Arcebispo de Aparecida Dom Orlando Brandes criticou o que chamou de ‘dragão do ódio’ que precisa ser vencido nestas eleições. Sem citar Bolsonaro durante a missa, o religioso direcionou críticas aos dramas sociais, como a fome e o desemprego, agravados na gestão do ex-capitão.

Após deixar o santuário, em conversa com jornalistas, Dom Orlando foi mais direto, disse que Bolsonaro seria bem recebido por ser presidente, mas alfinetou o uso do evento de forma política. A posição está em linha com o comunicado publicado pela arquidiocese de cidade e pela Confederação Nacional dos Bispos Brasileiros que condenou, sem citar Bolsonaro, a participação de políticos na celebração.

O ex-capitão foi o único candidato a estar no local. Ele chegou a Aparecida por volta das 13h30, acompanhado de aliados, entre eles, o ex-ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que disputa o segundo turno das eleições pelo governo de São Paulo. Bolsonaro assistiu à missa das 14h e em seguida concedeu entrevista à TV Aparecida.

Lula optou por dividir a agenda entre Rio de Janeiro e a Bahia. Pela manhã, o petista realizou uma caminhada no Complexo do Alemão, na capital fluminense. Após o evento no Rio, ele embarcou para Salvador, onde realiza um ato com o candidato ao governo baiano, Jerônimo Rodrigues (PT).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo