CartaExpressa
Janones pedirá prisão de Bolsonaro após ex-capitão alegar ter postado vídeo de golpe ‘sob efeito de remédios’
Defesa do ex-capitão afirmou que compartilhamento de vídeo que questionava urnas eletrônicas após a invasão foi feita “sem querer”


O deputado federal André Janones (Avante) anunciou, pelo Twitter nesta quarta-feira 26, que pedirá à Justiça a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposto estímulo a um golpe de Estado durante a invasão e depredação dos prédios dos Três Poderes, em Brasília, no último 8 de Janeiro.
Após depoimento à Polícia Federal sobre o caso, o ex-ministro e advogado de Bolsonaro, Fabio Wajngarten alegou que o vídeo compartilhado pelo ex-presidente questionando a confiança nas urnas eletrônicas após as invasões teria sido publicado “sem querer”. Segundo a defesa do ex-capitão, ele estava sob efeitos de medicamentos quando fez a postagem.
Para os investigadores, a postagem feita pelo ex-capitão no dia 11 de janeiro está vinculada com os atos golpistas ocorridos três dias antes, já que a publicação pode ter sido considerada um encorajamento aos apoiadores bolsonaristas.
Janones afirmou na publicação feita nas redes sociais que a conduta de Bolsonaro não teria sido “culposa” como pretende-se criar a narrativa defensiva.
“Ocorre que o crime cometido por Bolsonaro, no caso o ataque às urnas eletrônicas e, consequentemente, ao Estado Democrático de Direito, não se encaixa no tipo. Sendo assim, não há mais qualquer óbice legal ao pedido de prisão do ex-presidente”, escreveu.
O que falta pra Bolsonaro ser preso? Entenda:
A única previsão legal em nosso ordenamento jurídico que prevê a ausência de vontade do agente (no caso Bolsonaro) em produzir o evento danoso, como excludente de ilicitude , são nos chamados “crimes culposos”.
Ocorre que o crime…
— André Janones (@AndreJanonesAdv) April 26, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

O que Bolsonaro disse no depoimento à PF sobre o 8 de Janeiro
Por Getulio Xavier
O que Bolsonaro terá que explicar à PF durante o depoimento sobre o 8 de Janeiro
Por CartaCapital